Poncha da Madeira – o que é, como é feita e como fazer
Uma das melhores coisas ao visitar lugares diferentes é saber que existem comidas e bebidas típicas deliciosas, e até mesmo aprender como são feitas. Por exemplo, a tradicional Poncha da Madeira é uma bebida exótica, com gosto peculiar e que praticamente todos adoram quando provam pela primeira vez.
Não sabe que bebida é essa? Bem, quando visitar a ilha da Madeira, aproveite e prove a bebida, pois ela é vendida em vários estabelecimentos, especialmente, no Funchal. Aprenda neste artigo um pouco da história desta bebida, as suas principais características, e, especialmente, como ela é feita. Além disso, encontramos a receita no final do artigo.
O que é a Poncha da Madeira?
Antes de tudo, a poncha é uma bebida tradicional da ilha da Madeira, que foi criada em meados do século XIX como uma variação de outra bebida, o “panche” (ou pãnch), que foi trazida Índia tempos antes.
Durante os anos 1900, a poncha foi uma bebida bastante consumida entre as famílias de Madeira. Inclusive, de acordo com estudiosos, uma bebida similar já era consumida por navegadores portugueses no século XVI.
Além disso, a tradicional poncha que é consumida e apreciada por turistas do mundo inteiro hoje em dia, já tem, surpreendentemente uma história bem antiga, pois remonta à época das grandes navegações. Contudo, se antigamente ela era usada mais para tratar de uma doença típica dos navegadores daquela altura, pois hoje, ela é apreciada mais pelo seu gosto delicioso.
De que é feita a poncha?
Podemos dizer que, basicamente, e com pouquíssimas variações, que a poncha é uma mistura bem elaborada de aguardente de cana-de-açúcar, açúcar e sumo de limão. Nos tempos das navegações, esta bebida era resultado de uma calda que era usada para conservar limão em potes.
Só que, neste caso, a calda era usada na prevenção de uma doença, no caso, o escorbuto (que ataca as pessoas justamente pela carência da vitamina C). Essa conservação do limão era feita durante as longas viagens dos navegadores, e a cauda era feita com aguardente e melaço de cana.
No século XVI, essa bebida chegou à Índia e ao Brasil, sofrendo variações nesses respectivos lugares. No Brasil, por exemplo, foi ela que deu origem à famosa “caipirinha”. Com o passar dos anos, ocorreram poucas variações na composição da poncha na ilha de Madeira. Hoje em dia, usa-se 1/3 de melaço ou açúcar, 1/3 de aguardente de cana e 1/3 de sumo de limão (ou lima).
Lei de regulamentação da Poncha da Madeira
Foi somente no ano de 2014, que o Governo Regional da Madeira aprovou um decreto que regulamenta tanto a produção, quanto o comércio da poncha. Este decreto teve como intuito proteger a bebida como património do local, bem como o seu modo de produção, a fim de ajudar a regulamentar os produtores de cana sacarina.
Como fazer poncha da Madeira – Receita completa (6 pessoas)
Ingredientes
- 2 limões;
- 2 laranjas;
- 1 e ½ colher de sopa de açúcar branco;
- Mel de abelhas a gosto;
- Aguardente de cana da Madeira;
Utensílios
- 1 copo que irá servir de medidor – preferencialmente, igual ao que será usado para servir a poncha depois;
- Caralhinho (trata-se de um instrumento de Madeira usado na preparação de bebidas alcoólicas);
- um copo alto e resistente;
- pilão;
- faca ou raspador;
- Um jarro;
- 1 coador;
- 1 funil.
Modo de preparo
- No capo alto, ponha a casca de um limão;
- Em seguida, coloque o açúcar branco, e esmague a mistura com a ajuda de um pilão;
- Depois, esprema o suco dos limões e das laranjas, e acrescente esse sumo à mistura com a casca do limão;
- Misture, então, com o caralhinho;
- Pegue essa mistura, e coe-a em um jarro;
- Misture a aguardente de cana, colocando a mesma quantidade do sumo de limão e laranja feito anteriormente;
- Por fim, junte o mel com o auxílio do caralhinho;
- Depois, é só misturar bem e servir na hora que estiver pronto.
Dicas
- Pode esmagar e misturar os ingredientes com o utensílio mais adequado que tiver em casa.
- Pode fazer a receita apenas com o sumo do limão ou apenas com o da laranja. Não é obrigatório fazer com ambos, mas é a receita original.
- Contudo, além das frutas já citadas (laranja, kiwi, limão e tangerina), pode fazer variações desta bebida com maracujá, hortelã, morangos, tomate, etc.
- Importante ressaltar também que o ideal é beber a poncha na hora que é feita. Assim acontece nos estabelecimentos da Madeira onde ela é servida porque, dessa forma, aproveita-se melhor todo o seu sabor único.